sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Aprendiendo terapia como un "craft"

“En la antigüedad había colegios de pintores(renacimiento) o de constructores de catedrales o de sitios como el Taj-majal.
La medicina se aprendía así; también la música y muchas otras cosa.
En esos lugares, no había clases, los aprendices comenzaban cuando eran admitidos y partían cuando había consenso de maestría. Los alumnos avanzados colaboraban con la enseñanza y lo importante era la excelencia de lo creado.
La enseñanza de psicoterapia en universidades y otras instituciones no ha dado resultados de calidad; en general los terapeutas  aprenden en su propia terapia, en supervisión y trabajando con pacientes.
Estas son situaciones que remedan los colgios antíguos ya citados.
En la formación en Orgonomía Abierta hemos derivado hacia una situación de
enseñanza semejante a las escuelas clásicas de artesanos.
Los alumnos comienzan al ser admitidos, hay múltiples niveles de aprendizaje simultáneo, los mas avanzados pueden ayudar y terminan  naturalmente cuando es sentido el nivel satisfactorio de maestría.
Tenemos fundadas esperanzas que así el nivel de calidad verdadera sea alcanzado.”

 Jorge Stolkiner

Nenhum comentário:

.............." Abrindo-se aos Mistérios do Corpo ".............

****---- Porque este livro é importante ! ----****

- Este livro é radicalmente diferente de qualquer outro publicado no campo da psicologia, terapia ou psicoterapia corporal.
Na comunicação entre o autor e os terapeutas assistentes, a forma verbal foi só ligeiramente editada, resultando numa expressão viva que não é nem formulação teórica nem manual técnico, senão a transmissão vital dos paradigmas funcionais de uma terapia surpreendente, cuja eficácia somente poderia ser julgada na pratica mesmo.
A intrigante visão do mundo que constitui o “pensamento funcional” não pretende sentar-se entre os pretendentes da “verdade filosófica”.
Tampouco a descrição energética do funcionamento do corpo humano que abrange os níveis psicológicos, fisiológicos, religiosos, etc.. em uma unidade de profundidade e detalhes, afirma ser real.
O que este livro diz, é similar ao que diz a acupuntura:- se os princípios são compreendidos, integrados, aplicados: - Funciona! – E se é assim, o que aqui diz funciona, temos aqui algo de extraordinário valor, não só para terapeutas de quase qualquer escola, senão que para um grande número de seres humanos além desta profissão.
Há também uma palavra fresca, em como unir a ciência, a religião e a arte; a natureza, a teoria e a vida cotidiana; as diferentes escolas de psicoterapias e os caminhos espirituais que tem incessantemente buscado a liberação do sofrimento humano. Ah! Alguns desfrutarão da unidade subjacente!
Tem novidades que vem desde os tempos antigos, sobre o mistério dos olhos, do coração, do pescoço, da cintura e das demais partes do corpo humano.
Enfim, se alguém quer “abrir a cabeça, o coração e o corpo” é possível que abrir as paginas deste livro ajude.